PSICANÁLISE

  1. teoria da alma ('psique') criada por Sigmund Freud (1856-1939, neurologista austríaco).

  2. método terapêutico criado por S. Freud, empregado em casos de neurose e psicose, que consiste fundamentalmente na interpretação, por um psicanalista, dos conteúdos inconscientes de palavras, ações e produções imaginárias de um indivíduo, com base nas associações livres e na transferência.


A Psicanálise é um campo de investigação teórica e clínica da psique humana, ou em outras palavras, é o campo de estudo preocupado em explicar o funcionamento da subjetividade humana, auxiliando no tratamento de transtornos mentais.

Um dos maiores objetivos da Psicanálise é criar um vínculo entre terapeuta e paciente, a fim de compreender os processos reprimidos pelo subconsciente, que geram sintomas como a angústia ou a ansiedade. 

Todo esse acompanhamento é realizado por meio da interpretação das ações e pensamentos do indivíduo.

Portanto, psicanálise seria o Estudo/Análise da Alma. 

A proposta da Psicoterapia Psicanalítica é ajudar o paciente a falar sobre si mesmo, e a partir desta fala, entrar em contato com conteúdos que fogem à sua compreensão (conteúdos inconscientes), mas que, no entanto, influenciam sua forma de falar, agir, pensar e sentir.

O psicólogo é o profissional graduado na faculdade de psicologia enquanto o psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise. 

Ter uma graduação é requisito para se especializar em psicanálise, por isso, psicólogos também podem ser psicanalistas.

A psicanálise é indicada a todos aqueles que, além de desejar uma cura para o seu sofrimento, esteja disposto a refletir sobre sua história.

A terapia utilizando a psicanálise pode ser utilizada para resolver traumas da infância, depressão, transtornos de ansiedade, problemas sexuais, entre outros. 

Além de aumentar o autoconhecimento e melhorar o controle emocional.

O método psicanalítico foi proposto por Freud em seu artigo “O método psicanalítico freudiano” como superação dos métodos anteriores – o catártico e o hipnótico – sendo a tarefa deste método “tornar o inconsciente acessível ao consciente”, o que ocorreria “através da superação das resistências” (FREUD, 2017/1904 [1905].

Na primeira sessão de terapia

O psicanalista  faz uma avaliação em que questiona o paciente para entender melhor as suas queixas e os objetivos que deseja atingir.

1. Quais são as suas principais queixas?

2. Como você lida com o estresse?

3. Como você se vê a si mesmo?

4. Como costuma lidar com os problemas?

Benefícios da psicanálise

1. .Autoconhecimento.

2. Tratamento de doenças psíquicas.

3. Elaboração das emoções e desejos.

4. Melhoria da saúde mental.

5. Promove efeitos contínuos.

O psicanalista, então, tem como principal função nos ajudar a superar traumas, preocupações, medos e dores emocionais conforme a análise do inconsciente. 

Aplica métodos para ajudar o paciente a quebrar ciclos de condutas prejudiciais através da construção de hábitos saudáveis.

O Psicanalista, ao contrário do Psicólogo e do Psiquiatra, não tem a função de diagnosticar ou tratar qualquer doença, receitar qualquer tipo de medicação, ou sequer fazer qualquer tipo de orientação ou encaminhamento.

A principal diferença é a abordagem do "problema". 

De uma maneira geral na Psicoterapia Comportamental será "trabalhado" o sintoma do problema, ou seja, o comportamento, a atitude e na Psicanálise será "trabalhado" principalmente as causas que levaram ao comportamento, a história de vida da pessoa.

Ao psicanalista, como diversas outras carreiras, não é necessário o uso do tratamento como doutor. Nesse ínterim, pode chamar somente por psicanalista ou analista.

Para casos onde o objetivo não é apenas o autoconhecimento, mas, sim, o tratamento de algum distúrbio mental, a psicanálise é altamente recomendada nos seguintes casos: 

  1. transtornos fóbicos. 

  2. crise de pânico. 

  3. burnout, 

  4. ansiedade,depressão,

  5. dependencia quimica e alcoolica

  6. codependência


    entre outras.

  7. Rv Khaleb Bueno

    Psicanalista


    (19) 4042-8027 

    Secretária Central Personalizada

    8h00 - 20h00 (2a - 6a)

    8h00 - 14h00 (sábados)

     

    (11) 93305-8210

    Agendamento via Whatsapp

    7h00 - 19h00 (2a - 6a)

    8h00 - 13h30 (sábados)